Dica: Carnaval Literário

Carnaval é carnaval não é mesmo? Não, pra mim não. Carnaval, para a maioria dos brasileiros é(resumidamente) quatro dias de pura folia, bebedeira, muito axé, gente pulando sem medo de ser feliz (e sem medo de engravidar ou pegar alguma doença), mas para mim nada mais é do que um feriado prolongado, e já que nem todos os brasileiros gostam dessa data festiva resolvi criar esse post.

programacao-carnaval-2014

Para quem prefere ficar em casa lendo, eu fui em busca de livros com o tema Carnaval (talvez ler sobre ele se torne mais agradável do que participar dele, e quem sabe a gente entenda porque o povo gosta tanto “disso”).

Segue abaixo alguns livros que vocês podem querer ler para tentar entender essa data amada por muitos:

Obs.: Eu não li nenhum deles, então não sei informar se são bons ou nem tanto.

download

AO SOM DO SAMBA
Sinopse:
Pouco mais de um século antes de Oscar Niemeyer assinar o projeto arquitetônico e urbanístico do sambódromo, o Carnaval já era a grande festa do Rio de Janeiro. Era o grande êxtase anual, só que, imagine, ainda nem havia o samba, o que tocara era o choro, a valsa e outros ritmos. Como atesta a professora titular da USP e colunista do Estadão, Walnice Nogueira Galvão, ‘de divertimento proibido pela polícia no passado, a marca de identidade nacional (…) muito chão foi palmilhado’. E toda essa trajetória do carnaval, com foco na capital carioca, Walnice reconta com maestria em Ao som do samba – Uma leitura do Carnaval carioca. No livro não faltam curiosidades, como o fato do primeiro disco de samba ter sido gravado no mesmo ano que o primeiro disco de jazz foi lançado: em 1917. De acordo com a autora, o surgimento da indústria fonográfica foi essencial para a disseminação de músicas até então marginalizadas, como o Tango de Buenos Aires, o jazz de New Orleans e o próprio samba. Com o surgimento do disco, tais estilos caíram nas graças da cultura de massa e conquistaram as classes dominantes.No caso do samba no Brasil, a voz, os anseios, os amores e, sobretudo, a crítica social dos pobres, negros e mulatos passaram a ser ouvidos pela classe média branca. A partir do momento que virou hino do carnaval carioca, o gênero teve papel fundamental na convivência saudável entre classes sociais distintas. Tanto que as escolas de samba passaram a aceitar, em seus quadros, brancos e pessoas de fora da comunidade. Os principais compositores de sambas e, inclusive, de marchinhas, também ganham destaque na publicação: Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Carmem Miranda, Lamartine Babo, entre outros. Walnice narra toda a história com detalhe, da fase mais romântica até virar uma grande indústria de mercado – com players polêmicos, como os bicheiros-, passando pela Cidade Nova, Rua do Ouvidor, rodas de samba, a oficialização dos concursos das escolas de samba em 1935, entre informações que poucos brasileiros conhecem sobre a grande festa. O livro também inclui letras dos grandes clássicos, como ‘O Samba de minha Terra’, composto por Dorival Caymmi em 1940, eternizada pelo trecho: ‘quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé ‘

Capa_samba-de-enredo1-204x300

SAMBA DE ENREDO – HISTÓRIA E ARTE.
Sinopse:Neste livro, os autores fizeram uma introdução à história do samba a partir de uma seleção feita após a análise de 1.321 sambas de enredo. O livro apresenta, também, a origem do gênero, seus fatores determinantes, assim como as histórias e os personagens que fizeram parte da criação do samba de enredo.

312-600807-0-5-carnaval-cores-e-movimentos
CARNAVAL – CORES E MOVIMENTO.
Sinopse: A grande maioria dos escravos africanos trazidos para o Brasil, ainda no século XVI, pertencia aos povos bantos, falantes de quicongo e quimbundo, da região de Angola e do Congo. Esses homens e mulheres trouxeram consigo a riqueza cultural das suas danças e ritmos, chamados de batuque ou samba. Samba significa, em quimbundo: agradar, encantar e em quicongo: honrar, reverenciar, orar, rezar.

o-pais-do-carnaval

O PAÍS DO CARNAVAL – (JORGE AMADO)
Sinopse: Romance de estreia, escrito quando Jorge Amado tinha dezoito anos, O país do Carnaval (1931) é, apesar do título irônico, mais sombrio e introspectivo que a maioria dos livros que fizeram dele o ficcionista mais popular da literatura brasileira.
A narrativa começa no navio que traz de volta ao Brasil o jovem filho de fazendeiro Paulo Rigger, depois de sete anos em Paris, onde cursara direito e absorvera comportamentos e ideias modernas. Nos primeiros dias que passa no Rio de Janeiro, Rigger tenta compreender um país onde já não se sente em casa, um país que tenta timidamente superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana.
De volta a Salvador, ele participa de um grupo de poetas fracassados e jornalistas corruptos que giram em torno do cético Pedro Ticiano, cronista veterano. Todos se sentem insatisfeitos e buscam um sentido para a existência: no amor, no dinheiro, na política, na vida burguesa ou na religião. Nesse romance de geração, as dúvidas e angústias dos personagens espelham a situação do país, que naquele momento passava pela Revolução de 30 e procurava redefinir seus rumos.

images

CARNAVAL – (LUIZA TRIGO)
Sinopse: Carnaval é um romance juvenil escrito pela carioca Luiza Trigo, que conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição em Recife. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval! Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro… Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi?

Carnaval - Carnaval

CARNAVAL – (JOÃO GABRIEL DE LIMA)
Sinopse:
Pedro, um paulista cansado de sua monótona rotina como dono de locadora de DVDs, decide passar o carnaval no Rio atrás da amante, uam chef famosa. Ao caminhar pela cidade ensolarada, misturar-se aos blocos de uma Zona Sul em festa e descobrir os personagens de uma Lapa renascida, Pedro acaba encontrando também um novo roteiro para sua vida.
A jornada carnavalesca de Pedro evoca a vertigem de Depois de Horas, filme de Martin Scorsese. Num estilo que remete à prosa de Borges, João Gabriel de Lima faz de Carnaval  um romance sobre encontros, desencontros, mas, antes de tudo, sobre o poder mágico da criação. O leitor vê-se convidado para um instigante jogo: afinal, o que é fruto da imaginação desse narrador viciado em filmes e o que é realidade?

Carnaval - Histórias do Samba

HISTÓRIAS DO SAMBA – DE JOÃO DA BAIANA A ZECA PAGODINHO (Marcos Alvito)
Sinopse:
O livro apresenta a história do samba, suas personalidades mais marcantes e curiosidades de uma forma bem-humorada e com várias surpresas!
Dividida em cem histórias variadas, que não estão em ordem cronológicas – assim o leitor pode ler como preferir -, a obra busca envolver o leitor contando a vida de personalidades renomadas do samba e a origem de seus grandes clássicos.

(capa)_carnaval_de_poesia_-_sergio_gramatico290910

CARNAVAL DE POESIAS – (SÉRGIO GRAMÁTICO JÚNIOR)
Sinopse: Este livro de poesias é caraterizado significativamente por uma historicidade do carnaval, das gentes que compõem o cenário da festa e do samba e do contexto popular inerente ao universo das manifestações populares, desde o Zé Pereira, os blocos, os entrudos (Século XIX principalmente), desde as Escolas de Samba a partir de 1928, até os dias de hoje.

É isso ai pessoal.
Se vocês já leram alguns deixem nos comentários suas opiniões.

Um Beijo, bom carnaval e “Até Segunda”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s