Se eu ficar (Gayle Forman)

Olá pessoal.

Hoje é dia de falar sobre livros \o/\o/\o/.

O livro de hoje já tem adaptação cinematográfica, mas eu ainda não vi, por que? Porque eu queria ler o livro primeiro. E antes de ver o filme, resolvi falar sobre o livro, para não acabar misturando na minha cabecinha o que é filme, o que é livro, e por ai vai.

Como vocês viram, o livro de hoje é “Se eu ficar” de Gayle Forman.
10994750_655837937872557_583310804_n

Título: Se eu ficar. 

Autor: Gayle Forman.

Editora: Novo Conceito.

Gênero: Romance.

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resumo: O que você faria se em um milésimo de segundo, você estivesse dentro de um carro, com a sua família (pai, mãe e irmão), escutando uma de suas músicas preferidas (pelo menos o estilo preferido), e de repente um barulho, e você não vê mais nada. Quando levanta de onde você foi arremessada, se depara com o carro completamente destruído, seu pai e sua mãe caídos na estrada sem sinal de vida e seu irmão desaparecido. Muitas pessoas entrariam em estado de pânico absoluto, sem nem ao menos conseguir se mexer do lugar, porém Mia vai a procura do irmão, para saber se ele, assim como ela (pelo menos aparentemente), sobreviveu ao acidente. Mas ao encontrar um corpo caído, descobre que é o seu próprio corpo. “E agora, estou morta?”

11015747_657271821062502_1137321798_n

Eu sei, isso parece assustador, e é. O futuro todo pela frente. Uma jovem terminando o ensino médio e com grandes chances de ingressar na faculdade que tanto sonha, para fazer aquilo que mais gosta, tocar violoncello. Um namorado que é completamente apaixonado por ela, uma melhor amiga (quase irmã) que pode contar a qualquer hora, avós que a amam muito. Mas, um dia de neve pode mudar o rumo de uma vida que tem tudo para ser brilhante. E agora, o que fazer? Ficar e se deparar com a ausência dos pais e do irmão, ou partir e deixar para trás todos os sonhos, e todas as pessoas que ainda torcem pela recuperação de Mia?

O livro toca profundamente quem o lê. E faz refletir qual seria a nossa decisão diante de tamanha tragédia. Antes da decisão final, Mia ainda relembra partes de sua vida, para nos ajudar a entender a dificuldade de tal decisão. Aquela velha história de que a vida “passa diante dos olhos“, diferenciando que não são em segundos, e sim nas horas em que ela passa tentando decidir se quer lutar pela vida, ou desistir e cair no sono eterno.

A leitura é bem bacana, vale a pena ler. A história flui bem rápido, então, se você acha que está sem tempo para ler, com certeza essa não será uma desculpa aceita para esse livro.

Espero que tenham gostado.

11004960_657271454395872_888312497_n

Um Beijo e “Até Segunda”

5 comentários sobre “Se eu ficar (Gayle Forman)

Deixe um comentário