Até que ponto? #1 (Torre Eiffel)

Olá pessoas

Hoje vou começar uma nova categoria em meu blog. O nome da categoria será “ATÉ QUE PONTO?

torre-eiffel-paris

Essa nova categoria consiste em colocar os pontos turísticos que eu gostaria de conhecer em minha longa vida.

Uma cidade turística é conhecida (principalmente) por seus pontos turísticos, e muitas delas só são conhecidas por terem esses pontos turísticos (sem desmerecer todo o resto da cidade, mas, o que atrai as pessoas é, ou são aqueles pontos/locais turísticos).

No mundo temos vários tipos de cidades: temos as cidades industriais (aqueles municípios que concentram um grande número de indústrias); as cidades comerciais (representam os núcleos urbanos que tem como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços), cidades portuárias (são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana), as cidades religiosas (são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões), as cidades históricas (carregam um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar), cidades planejadas (aquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução), as cidades naturais (aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente) e é claro, as cidades turísticas (tem como principal atividade econômica a indústria do turismo).

Mas eu não vou falar apenas das cidades turísticas, na verdade vou falar de qualquer ponto turístico que eu gostaria de conhecer. Um local, um monumento, uma paisagem, um edifício, enfim, aqueles lugares que eu gostaria de já ter visitado mas ainda não pude, sendo no Brasil ou fora dele.

Para abrir com chave de ouro, vou falar de um local que eu preciso muito conhecer (imediatamente). Nossa primeira parada é na Torre Eiffel, que fica localizada nada mais, nada menos do que em Paris, na França.

É claro que você já ouviu falar da Torre Eiffel, e muito provavelmente já viu fotos e gostaria, assim como eu, conhecer a “dama de ferro”.

Agora vou colocar algumas fotos dessa maravilha (todas retiradas do google imagens).

0010112122

A torre foi concluída em 31 de março de 1889 com 300,65 metros de altura projetada pelo francês Gustave Eiffel. A obra levou dois anos, dois meses e cinco dias, quebrando um recorde, para ser concluída e foi construída para a Exposição Mundial em Paris.

A Exposição Universal de 1889 foi marcada para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa e tudo tinha que ser extraordinário para marcar tal fato com pompa representar a capacidade da engenharia francesa na época.

A Torre Eiffel pesa mais de 10 mil toneladas, sua escada tem 1665 degraus, mais de 18 mil barras de metal, 2,5 milhões de rebites.

the_eiffel_tower_by_gemini_soul-d6s3rug

Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.

A Torre Eiffel pesa mais de 10 mil toneladas, sua escada tem 1665 degraus, mais de 18 mil barras de metal, 2,5 milhões de rebites. Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.

A Torre Eiffel pesa mais de 10 mil toneladas, sua escada tem 1665 degraus, mais de 18 mil barras de metal, 2,5 milhões de rebites.
Projetada pelos engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougierand, além do arquiteto Stephen Sauvestre, e foi batizado com o nome de Gustave Eiffel, o chefe da ‘Compagnie des Etablissements Eiffel’ – a incorporadora responsável, escritório também responsável anteriormente pela estrutura interna de sustentação dada Estatua da Liberdade, doada pela França a Nova York. Depois que a localização e o projeto foram aprovados, um contrato foi assinado em janeiro de 1897 e a construção da torre começou semanas depois.

De 1925 a 1935, a Torre Eiffel, apelidada de “Dama de Ferro” foi usada como um outdoor comercial pela Citroën, empresa francesa de veículos. A torre foi equipada com um grande letreiro vertical luminoso que anunciava “CITROEN”. Nenhuma outra marca usou este monumento lendário como um meio de publicidade.

tumblr_static_tumblr_ltg38bteco1qdaoc4o1_500_large

A maioria das pessoas sabe que Gustave Eiffel foi o arquiteto original por trás da Torre Eiffel. O que é menos conhecido é que ele teve um quarto privativo construído para ele no topo da torre, que ainda pode ser visto até hoje.

torre-eiffel1

Poucas pessoas sabem que a Torre Eiffel desempenhou um papel crucial na Primeira Guerra Mundial. Durante a Batalha do Marne, em 1914, sinais eram enviados desde a parte superior da torre, a fim de dirigir as tropas francesas para a linha da frente.

tumblr_n3troxHAfQ1txh4vdo1_500

Poucas pessoas sabem que é estritamente proibido a publicação de fotosnoturnas da Torre Eiffel, sem antes entrar em contato com o Société Nouvelle d’Exploitation de la Tour Eiffel (SNTE) e pagar uma taxa de direitos autorais. O SNTE possui todos os direitos quando as luzes estão ascendidas. Este não é o caso para fotografias tiradas durante o dia.

torre-eiffel-1

20 anos após a sua construção a torre Eiffel foi quase completamente desmontada e demolida. Todas as peças iam ser destinadas a venda. Felizmente isso nunca aconteceu.

torre-eiffel-paris

Todas essas informações foram retiradas de vários sites da internet 😉

Espero que tenham gostado dessa minha nova categoria.

Um Beijo e “Até Segunda”

Anúncios

5 comentários sobre “Até que ponto? #1 (Torre Eiffel)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s