Até que ponto? #2 (Burj Khalifa)

Olá pessoas

“Bom dia. O tempo tá nublado, gostosinho pra dormir. Sqñ. Você tem que trabalhar, você tem q levantar, hoje é quarta-feira, nossa nossa, sexta-feira uhuuu, cade você?”

Pois é, hoje é quarta-feira, e é com essa maravilhora frase de um jovem filósofo contemporâneo whatsappiano que iniciamos o dia de hoje. E para não começar a minha mais nova categoria errada, como a primeira postagem foi na quarta, então meio que vai ficar o dia do “ATÉ QUE PONTO?”

burj-khalifa-hd-wallpapers-free-download-7Nossa parada de hoje é o edifício Burj Khalifa, localizado em Dubai nos Emirados Árabes Unidos, sendo ele hoje o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, e é obvio que eu como futura engenheira sonho em poder um dia conhecer esse gigante. 

The Burj Khalifa stands in Dubai

A inauguração do Burj Khalifa foi realizada no dia 4 de janeiro de 2010.
Com 828 metros de altura e 163 andares, o arranha-céu pode ser visto a uma distância de até 95 quilômetros.

General view of Burj Khalifa, the world's tallest tower, in Dubai

Sua grandeza fica ainda mais evidente se comparada a outras construções famosas: ele ultrapassa em mais de 300 metros o segundo prédio mais alto do mundo, o Taipei 101, em Taiwan. É também duas vezes maior do que o Empire State, em Nova York.

burj_khalifa_aka_burj_dubai-1600x900

Chamado de Burj Dubai durante toda a obra – que em árabe quer dizer a Torre de Dubai –, o arranha-céu teve o nome modificado para Burj Khalifa no dia da inauguração, em homenagem ao presidente dos Emirados Árabes, Khalifa Nahyan.

burj-khalifa-537x438

Feito de concreto e aço, com o exterior coberto por mais de 28 mil painéis de vidro, sua construção levou quase seis anos para ser concluída. Cerca de 12 mil operários de diferentes nacionalidades participaram da obra.

Burj-Khalifa (1)

O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes.

Burj-Khalifa (2)

O deque de observação “At The Top” do Burj Khalifa, localizado no 124o andar, é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360o do oceano, do deserto e da cidade.

burj-khalifa-dubai1

O edifício faz parte de uma complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado “Downtown Burj Dubai”, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street).

Dubai-Burj-Khalifa-e1366544829473

Misturas especiais de concreto foram feitas para suportar as pressões extremas do enorme peso do edifício, como é típico com a construção de concreto armado, cada lote de concreto utilizado foi testado para garantir que poderia resistir a certas pressões. O CTLGroup, trabalhando para a SOM, realizou o teste de fluência e retração crítico para a análise estrutural do edifício.

DUBAI FOG

A consistência do concreto utilizado no projeto foi um ponto essencial. Foi difícil criar um concreto que pudesse resistir às milhares de toneladas de peso da própria estrutura do edifício e as temperaturas do Golfo Pérsico que podem chegar a 50 °C. Para combater este problema, o cimento não foi derramado durante o dia. Em vez disso, durante os meses do verão, gelo foi adicionado à mistura que vertia durante a noite, quando o ar é mais frio e a umidade é superior. Uma mistura de concreto refrigerado uniformemente e, portanto, menos propenso a secar muito rapidamente e quebrar foi usado. Qualquer rachaduras significativa poderia ter colocado todo o projeto em risco.

Lightning_full

Com o aço que foi preciso para construir o Burj Khalifa, daria para construir uma estrada percorrendo 1/4 da circunferência terrestre (dos Estados Unidos ao Oriente Médio). A quantidade de energia elétrica usada no Burj Khalifa é equivalente ao gasto de 500 000 lâmpadas de 100 watts ao mesmo tempo. Além disso, o Burj Khalifa consome 1 milhão de litros de água por dia.

A parte do topo do edifício, é possível se avistar até mesmo países vizinhos aos Emirados Árabes Unidos, tais como o Irã e o Omã.

burj-khalifa-hd-wallpapers-free-download-7Seus Recordes são:

Estrutura mais alta já construída
2008 – presente

Estrutura mais alta
2008 – presente

Edifício mais alto
2010 – presente

Edifício com mais pisos
2007 – presente

Espero que tenham gostado dessa minha nova categoria.

Um Beijo e “Até Segunda”

 Obs.:imagens retiradas do google imagens

Anúncios

2 comentários sobre “Até que ponto? #2 (Burj Khalifa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s