Até que ponto? #4 (Big Ben)

Olá pessoas

Hoje é quarta feira, dia de… Até que ponto?

Para quem ainda não conhece, essa categoria consiste em colocar os pontos turísticos, lugares, etc., que eu gostaria de conhecer em minha longa vida.

O ponto de hoje é nada mais, nada menos do que o Big Ben localizado em Londres.

londres-big-ben-165161617

Dificilmente você não tenha visto pelo menos uma vez esse famoso relógio. Em filmes, ou simplesmente por fotos você já deve ter visto, e se você é daqueles que sonha em conhecer a Inglaterra, duvido que essa parada não está em uma das primeiras que você fará assim que colocar os pés na terra da Rainha.

big-ben-3

A torre na qual está guardado o relógio é oficialmente conhecida como a Elizabeth Tower, rebatizada para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II do Reino Unido (antes de ser rebatizada em 2012, a torre era conhecida simplesmente como “Clock Tower” ou “Torre do Relógio”). Big Ben é na verdade o nome do sino principal que repousa no campanário da Torre do Relógio, conhecido formalmente como “Grande Sino”. No entanto, como o nome Big Ben soa mais interessante é o mais ultilizado.

O Big Ben deu sua primeira badalada em 31 de maio de 1859.

tumblr_m22wg0bO8P1qi23vmo1_500_large

A edificação possui o segundo maior relógio de quatro faces do mundo (o da prefeitura de Minneapolis, Estados Unidos, é o primeiro), foi construída em estilo neogótico e tem 96 metros de altura.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2008, o Big Ben é a atração mais popular do Reino Unido.

londres-big-ben-165161617

A Torre do Relógio é também conhecida como a Torre do Big Ben ou Torre de San Stephen. Esse último erroneamente, pois a verdadeira Torre de San Stephen está situada no centro da Praça de Westminster em Londres e é onde se reunem diferentes comitivas e realizam debates.

Big_Ben_Clock_Face

Em cada um dos mostradores de cada relógio, se encontra uma inscrição em latim com letras douradas onde diz “Domine Salvam Fac Reginam Nostrum Victoriam Primam” que significa “Deus cuida a nossa Rainha Victoria a Primeira” (em tradução livre)

70739_Papel-de-Parede-Big-Ben-Inglaterra_1400x1050

A origem do nome “Big Ben” é uma incógnita. Alguns acreditam que a Torre do Relógio foi chamada assim em referência ao engenheiro civil e político Benjamín Hall que era muito alto, “grande Ben”. Outros acreditam que foi uma referência ao boxeador peso pesado inglês Benjamín Caunt, que no mesmo ano que o relógio era o grande debate em Londres, ganhou o torneio de boxe sem usar luvas.

big-ben

O Big Ben badala a cada 15 minutos e o som pode ser escutado em um raio de até 8 quilometros.

Quando o Parlamento está em sessão, a bandeira inglesa é estendida até a ponta da Torre do Relógio.

408783_big-ben_5275x3516_www.Gde-Fon.com

A hora do relógio é ajustada cada ano com uma velha moeda de 1 pêni inglês. Se o relógio vai muito rápido se coloca um pêni ao pêndulo e se vai muito devagar se retira 1 pêni.

466814-Fotos-de-Londres-Inglaterra-05

Até outubro de 2011, a torre havia se inclinado 0,26 graus para noroeste, resultando em um desvio de cerca de meio metro entre a base e o ponto mais alto da estrutura, considerando-se a sua altura de 96 metros.

De acordo com medições de especialistas divulgadas em 2010, a inclinação da torre se acentuou a partir de 2003, por razões desconhecidas. A partir daquele ano, a estrutura passou a se inclinar a uma razão de 0,9 milímetros por ano. Segundo as autoridades britânicas, este fato não chega a ser alarmante, já que seriam necessários cerca de 10 mil anos para que a estrutura chegue a uma inclinação crítica, como ocorreu com a Torre de Pisa em 1990, que chegou a uma inclinação máxima de 5,5 graus, antes do início da sua restauração.

BigBen

Em janeiro de 2012, o parlamento inglês criou uma comissão para estudar uma possível ação para restaurar não só a torre, mas toda a estrutura do Palácio de Westminster, que possui algumas rachaduras.

45434_Papel-de-Parede-Bing-Bang-Londres-Inglaterra_1600x1200

E finalmente, a história do Big Ben começou com muitos problema. Sua construção foi marcada por atrasos em sua entrega, problemas de orçamento e preocupações burocráticas. Além disso, a torre ficou pequena para o relógio mecânico. O sino de cobre original pesava 16.25 toneladas e despois de consertá-lo se quebrou no dia-teste, o que exigiu que se ultilizara um substituto que delicadamente foi colocado na torre. O ponteiro do minuto também foi trocado 2 vezes já que era muito pesada para mover-se  ao redor da cara do relógio.

(Obs: Todas as informações e fotos retiradas da internet)

big-ben-2

Espero que tenham gostado

Um Beijo e “Até Segunda”

Um comentário sobre “Até que ponto? #4 (Big Ben)

Deixe um comentário