Até que ponto? #5 (Taj Mahal)

Olá pessoal

Hoje é quarta-feira, dia “internacional do sofá”, aquele dia de ficar abraçadinho com seu namorado, namorada, noivo, noiva, esposo, esposa, enfim , seu amor. Mas, nem só de amor é feita a nossa quarta-feira, é também dia de “Até que ponto?”, algum ponto turístico para você conhecer (sozinho ou com seu amor, afinal sempre é ótimo uma boa companhia para conhecer o mundo). Então vamos ao local escolhido para hoje…

tajmahal-36a

O Taj Mahal é um dos símbolos da Índia, uma jóia arquitetonica e um monumento a um grande amor. O responsável foi o grande Mongol Shah Jahan que, no século XVII, o mandou edificar em homenagem a Mumtaz Mahal, o amor da sua vida. Segundo reza a lenda, antes de morrer, Mumtaz Mahal terá expresso o seu desejo de descansar no mausoléu mais sublime de que havia memória. Erigido à margem do rio Yamuna, em Agra.  Milhões de ladrilhos foram cozidos no local para ficarem sepultados para sempre debaixo de um mármore branco e imaculado. Um memorial celestial para a Rainha do Mundo ou, como um poeta o descreveu: “uma lágrima na face do tempo”. Um poema de amor talhado em pedra e o edifício mais perfeito do mundo. Muitas pessoas consideram que foi o maior presente de amor da história para uma pessoa.

Taj-Mahal-Photography

Ela foi apelidada pelo marido de Muntaz Mahal, que significa “A primeira dama do palácio”, e acabou ficando para a posteridade com esse nome. A designação Taj Mahal deriva do nome dela, sendo “Taj” uma palavra persa que significa “coroa”. Taj Mahal seria, portanto, “A coroa de Mahal”. A imperatriz morreu em 1630 ao dar à luz o 14º filho do casal.

private-tour-day-trip-to-agra-from-delhi-including-taj-mahal-and-agra-in-delhi-149788

O prédio de mármore branco encrustado de 28 diferentes tipos de pedras semi-preciosas levou 22 anos para ser finalizado e consumiu o trabalho de 20 mil homens e mais de mil elefantes.

paredes-do-taj-mahal

Depois que o Taj Mahal ficou pronto, o imperador mandou cortar as mãos dos artesãos que trabalharam em sua construção para impedir que fizessem outra obra tão bela.

dia21g

As quatro faces do mausoléu são idênticas. Todos elas possuem um arco central de 33 metros de altura.

O prédio está ladeado por uma mesquita e sua réplica. A única função da segunda construção, que é conhecida como Jawab (Resposta), é dar equilíbrio visual ao conjunto arquitetônico.

tajmahal-36a

Os muros do mausouléu são cobertos por inscrições tirada do Alcorão, livro sagrado muçulmano.

Para os islâmicos, o jardim simboliza o paraíso. O do Taj Mahal contém flores, fontes e ciprestes (árvores que representam a morte).

Agra-Taj-Mahal-77g

O Serviço Arqueológico da Índia constatou em 2004 que a inclinação dos minaretes do monumento aumentou e está colocando em risco a estrutura da obra. O problema foi detectado em 1985, mas vem se agravando com os anos.

taj-mahal-at-night

Dependendo da intensidade da luz do sol, de dia, e da lua, à noite, o Taj Mahal adquire uma sensação diferente de coloração.

Não sou eu que disse isso, tá tudo aqui ó:
http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2789/1/taj-mahal.html
e aqui http://brasileirosnoexterior.com.br/curiosidades-sobre-o-taj-mahal/

Espero que tenham gostado

Um Beijo e Até Semana que vem (ops, até segunda)

Anúncios

3 comentários sobre “Até que ponto? #5 (Taj Mahal)

  1. Pingback: Linkelindos da Semana #1 - MaricandoMaricando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s