Até que ponto? #7 (Torre de Pisa)

131638A Torre!

Olá pessoal

Mais um lindo dia que começa, e eu sei que você está ai ansioso para terminar o dia, já que para muitos essa quarta-feira tem cara de sexta e de bônus o final de semana é estendido.

Tem povo só aguardando o final do expediente para pegar sua mala e sair por ai sem destino (ou com destino) para conhecer ou rever lugares lindos. Mas se você está na pindaiba assim como eu, o que nos resta é sonhar. E já que hoje é quarta-feira, dia de até que ponto, vamos aproveitar e sonhar juntos com mais um ponto turístico que vamos conhecer (um dia).

torre-inclinada-de-pisa-italia

A famosa Torre de Pisa foi idealizada pelo arquiteto Bonanno Pisano em 1173. O monumento era uma homenagem à glória da cidade de Pisa (Itália), que na época despontava como um grande centro comercial.

torre-di-pisa

Logo após o início de sua construção, descobriu-se que o solo do local onde estava sendo erguida era fraco. A obra começou a tombar em 1274, ao atingir o 3º andar.

Foi finalizada em 1301 e inaugurada em 1360. Nessa época, tinha uma inclinação de 1,40 metro.

wpid-imag0926-1

Ela pesa 14453 toneladas, que se apoiam em uma base de 19,6 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade.

Seriam necessárias 2.800 pizzas empilhadas para atingir os 58,5 metros de altura da Torre, divididos em 8 andares. Destes, 6 possuem arcadas de mármore que se organizam em torno do eixo central.

large

Em 1990, a inclinação do monumento atingiu níveis críticos. Isso obrigou às autoridades a interditá-lo para uma reforma que durou 12 anos. A obra corrigiu o desnível em 40,6 centímetros, trazendo a torre para a posição em que estava em 1700. Isto aumentou a sobrevida da Torre em 230 anos (antes a expectativa era que ficasse de pé por mais 20 anos).

Até ser interditada, 1 milhão de pessoas formavam fila para subir os 239 andares que levam ao topo do prédio. Com a reforma, restringiu-se o número de visitantes a 360 pessoas por dia, em grupos de 30 e permanência de no máximo 40 minutos.

6171516623_bdafa563f2_b

No século XVII, Galileu Galilei teria subido na Torre para fazer experimentos sobre gravidade, derrubando diferentes objetos lá de cima.

A inclinação da Torre varia conforme a temperatura: se o frio chega abruptamente, ela aumenta um em 1 milímetro, mas volta ao “normal” quando esquenta.

Deixo aqui essa imagem para reflexão. Boa noite (voz do William Bonner) e até amanhã.

162

Fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2791/1/torre-de-pisa.html

” No primeiro avião hoje mesmo vou viajar ♪ ” (sóquenão)

Até semana que vem pessoal. Um ótimo feriadão para quem vai poder emendar, e para quem não vai (tamo junto).

Um Beijo e “Até Segunda”

Anúncios

3 comentários sobre “Até que ponto? #7 (Torre de Pisa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s