Projeto 52 semanas ( #Semana03 – Curso/profissão que escolhi)

52semanas

Olá pessoas lindas. Tá tudo bonzinho com vocês? Tão se comportando nesse feriadão? Espero que sim.

Hoje é sexta-feira (Não diga? Tá parei), e isso significa que é dia do seu, do meu, do nosso e do vosso Projeto 52 Semanas. O projeto em parceria com as fofas da Hanna, Karen e Carol (lá embaixo tem os links delas).

O tema dessa linda semana “feriadística” (eu sei que não existe essa palavra) é sobre o curso/profissão que cada uma escolheu.

Não sei se todos sabem, mas eu estou no 9º semestre/período do curso de engenharia civil (isso mesmo, “engenheiro engenheiro galera”), e eu nunca me imaginei fazendo outra coisa (mesmo não sabendo muito bem o que estou fazendo haha)

Então vamos tentar entender um pouquinho dessa profissão.

Projeto 52 semanas
Semana: 03
Tema: Curso/profissão que escolhi

Como eu falei, eu nunca me vi fazendo outra coisa. Bem na verdade eu achava(só achava mesmo) que queria fazer arquitetura (podem me julgar engenheiros), mas logo acabei descobrindo que eu gostava de ver as coisas “surgindo”. Não me bastava projetar, eu precisava acompanhar. Ver um simples tijolo, um pouco de areia e cimento se transformar em uma casa (tá, eu sei que uma casa não é feita só com isso, mas é um exemplo pessoal) era algo fascinante para mim, então a vontade de ser engenheira tomou conta do meu ser.

Nós engenheiros (e a nossa equipe é claro) somos responsáveis por realizar sonhos (claro que você vai financiar esse sonho, mas nós somos os responsáveis por pegar aquela ideia e transforma-la em algo real). A primeira residência, o primeiro apartamento, quem não sonha com isso não é mesmo?

 -Rafaela, então você ta dizendo que os engenheiros que realizam sonhos são só aqueles que “constroem”  casas e apartamentos, os outros não.

Muito pelo contrário. Quem aqui não sonha em ter um asfalto perfeito na frente da sua casa? Poder ir trabalhar tranquilo, sem ter que se preocuparem desviar dos buracos da estrada? Poder sair para viajar, sem se preocupar se a estrada vai estar em boas condições, com o asfalto sem buraco (se tiver asfalto)? De que adianta sonhar com um carro, se não tivermos estradas?

Quem não sonha com as contas pagas no final do mês? A energia mais barata? Isso será possivel utilizando recursos renováveis: energia eólica, hidrelétrica, solar.

Saúde é sempre bem vinda não é mesmo? Aposto que você sonha em se manter sempre saudável. Por isso precisamos de saneamento básico. Para garantir as condições mínimas de saúde para a população. Já viu maneira mais rápida de pegar alguma doença do que uma enchente ou contato com o esgoto a céu aberto?

Eu poderia ficar horas escrevendo, mas como esse post já vai ficar extenso (me desculpem por isso), vamos ao que interessa. Vamos conhecer um pouquinho melhor o que é ser um Engenheiro.

engenharia-civil-curso-14045710

Curso: Engenharia Civil

Titulação: Bacharel em Engenharia Civil

Duração: 5 anos

Algumas áreas de atuação: Construção urbana, estruturas e fundações, gerência de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e saneamento.

Simbolo do curso: Minerva (a deusa da sabedoria).

O Engenheiro Civil

O Engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefa as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode se dedicar à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. Você pode ingressar na carreira com um curso tecnológico.

eng-civil

O Mercado de Trabalho

A construção civil é tão sensível às oscilações da economia do país que é usada como indicador de crescimento ou retração. Assim, enquanto o ano de 2013 foi considerado muito bom, 2014 não promete muito – em agosto, entidades do setor previam crescimento próximo de zero no ano. Esse quadro, é claro, afeta a empregabilidade do engenheiro civil. No entanto, este setor é um dos primeiros a reagir quando a economia se aquece e o governo retoma os investimentos em infraestrutura e programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida. A Região Sudeste continua sendo o principal mercado.

O Curso

Além das disciplinas e das atividades em laboratório clássicas das engenharias, na área das Ciências Exatas, o curso de Engenharia Civil inclui desenho técnico e matérias das áreas de Administração e Economia. Nos três anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia.
Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

O que você pode fazer

  • Construção urbana: Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
  • Estruturas e fundações: Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
  • Gerência de recursos prediais: Manter em ordem a infra-estrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
  • Hidráulica e recursos hídricos: Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
  • Infraestrutura: Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
  • Saneamento: Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

07-enforte

Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-civil-685209.shtml

Algumas fotinhos de visitas técnicas

E não esqueçam de visitar o blog das minhas parceiras.

Postagem em parceria com :

Amantes dos livros

CARAMELO ROSA

Sweet Caroline

rafa

2 comentários sobre “Projeto 52 semanas ( #Semana03 – Curso/profissão que escolhi)

Deixe um comentário

