Até que ponto? #9 (Museu do Louvre)

Olá pessoal

“Um dia frio. Um bom lugar pra ler um livro. E o pensamento lá em você. Eu sem você não vivo”. É com essa bela frase da música do Djavan que eu deixo essa bela homenagem a minha cama (Icama).

Sem mais delongas, vamos ao destino de hoje, porque tá muito frio para escrever, mas como eu sou uma pessoa de compromisso, temos o post de hoje 😀

Considerado um dos maiores museus do mundo, aposto que você já ouviu falar no Museu do Louvre (aquele que tem a Monalisa e aparece no filme O Código Da Vinci).

museu-do-louvre (1)

Situado no centro da cidade-luz, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, este prédio inusitado é constituído por uma pirâmide de vidro em seu pátio central, que se justapõe à linha dos Champs-Élysées.

Museu-do-Louvre

Este edifício foi arquitetado entre 1852 e 1857, durante o reinado de Napoleão III. Ele serviu de sede do Ministério da Fazenda, de 1871 a 1989. Antes, porém, foi conhecido como ‘Castelo do Louvre’, instituído por Filipe II, em 1190, para atuar como um forte na defesa de Paris contra os vikings.

museu-do-louvre (1)

O Museu é administrado pelo governo francês por meio da Réunion des Musées Nationaux. Sua frequência de visitantes é surpreendente, o que fez dele o museu mais procurado do Planeta em 2009, atingindo o pico de 8,5 milhões de visitantes.

piramide-louvre

A inovação mais recente e polêmica desta fantástica construção foi a Pirâmide de Vidro, criada pelo arquiteto chinês I.M. Pei.

louvre

É impossível entrar neste Museu sem passar pela Pirâmide, a qual tem 21 metros de altura e duzentas toneladas de vidro e de traves. Este fenômeno da arquitetura é submetido a uma limpeza semanal por um robô, criado justamente para desempenhar esta tarefa.

Louvre-Denon-Wing

O acervo do museu é de 380 mil itens e mantém para exibição permanente cerca de 35 mil peças.

O vasto acervo permanente do Louvre, que provém principalmente de obras pertencentes aos próprios reis da França, de compras, de doações e de heranças, coletadas durante séculos, constitui uma das maiores riquezas do país.

IMG_6346

O Louvre apresenta cerca de 8.000 anos de cultura oriental e ocidental

Se um ser de outro Planeta desejasse ter acesso a uma amostra significativa da arte e da cultura terrestre, encontraria com certeza uma síntese da produção humana nos corredores do Louvre.

Louvre interior8

Quando se chega ao museu logo na entrada é fornecido um mapa (existe em várias línguas) para nos direcionarmos dentro do museu.

Para se localizar neste vasto edifício de três fachadas laterais, as quais ostentam os nomes de importantes funcionários estatais – Sully, ministro da fazenda de Henry IV; Richelieu , ministro de Luis XIII; e Denon, primeiro-ministro do Museu Central de Arte, durante o reinado de Napoleão I -, os excursionistas não podem prescindir de um mapa para melhor se orientar.

IMG_6526

Há igualmente neste Museu quatro níveis: o subterrâneo e três andares, divididos em diversas sessões – Antiguidades Orientais, Egípcias, Gregas, Romanas, Esculturas e Louvre Medieval.

A-piramide-invertida-do-Museu-do-Louvre

Outro detalhe muito legal do Museu é que você pode tirar fotos e filmar à vontade.

Fonte: http://www.infoescola.com/historia/museu-do-louvre/
http://mochileiro40tao.blogspot.com.br/2011/03/algumas-curiosidades-sobre-o-museu-do.html
http://manualdoturista.com.br/musee-du-louvre/

assinatura

Anúncios

2 comentários sobre “Até que ponto? #9 (Museu do Louvre)

  1. E tem placas escritas em inglês, francês e espanhol. Além de ter folhetos com mapas e esplicacoes em várias línguas, inclusive o inglês. Quem for estudante da união européia com até 26 anos não paga a entrada de €12 euros, independe do tipo de curso, inglês, escolas, universidades, desde que você apresente seu passaporte e qualquer documento que prove que você estuda em algum lugar!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s