Autor da vez – Rick Riordan

Olá pessoal

Hoje começa a categoria “Autor da vez” (ainda não decidi a frequência dela). 

Basicamente trarei nessa categoria informações dos nossos autores favoritos. O primeiro Autor da vez é Rick Riordan (tio Rick para os íntimos), já que para muitos, foi ele que introduziu no mundo literário (quantas vezes eu já li pelos blogs e facebooks da vida que o primeiro livro que leram e que os fez tomar gosto pela leitura foi Percy Jackson).

Para quem não sabe, algumas obras do autor são: Percy Jackson & os Olimpianos, As Crônicas de Kane, Os Heróis do Olimpo, The 39 Clues, Tres Navarre, dentre outros.

(Obs.: O post é comprido, mas é cheio de informações então espero que gostem)

rick-riordanRichard Russell Riordan Junior, mais conhecido como Rick Riordan, nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, onde mora até hoje com a mulher e os dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco, pois se formou com uma dupla especialização e licenciatura em ambas as matérias na Universidade do Texas, em Austin. Enquanto em seus anos de professor, seu filho Haley, que havia acabado de ser diagnosticado com Dislexia e Deficit de Atenção, pediu ao pai que este contasse uma história sobre mitologia grega.

Para Rick Riordan, contar uma história a seu filho mais velho na hora de dormir foi apenas o início de uma jornada ao mundo dos livros infantis.

Tio_rickRiordan, então professor, já era um autor premiado de romances policiais para adultos quando seu filho Haley lhe pediu que contasse, na hora de ir para a cama, histórias sobre deuses e heróis da mitologia grega. “Dei aulas de mitologia grega por muitos anos no ensino fundamental, então fiquei feliz em poder atender ao pedido dele”, explica o autor. “Quando eu já não conhecia outros mitos, (Haley) ficou desapontado e perguntou se eu não poderia criar alguns com os mesmos personagens.”

Haley tinha acabado de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), e as narrativas de mitologia grega eram um dos poucos assuntos que interessavam o menino, naquela época no terceiro ano do ensino fundamental. Estimulado pelo pedido do filho, Riordan inventou rapidamente o personagem Percy Jackson e lhe contou todas as aventuras dele “para recuperar, nos Estados Unidos dos dias de hoje, o raio-mestre de Zeus”. Como conta seu criador, “levei três noites para contar toda a história, e, quando terminei, Haley disse que eu deveria escrever um livro.”tumblr_lyq5pe7d8M1r46whvo1_500

Apesar de seus horários apertados, Riordan conseguiu se organizar e obter algum tempo em meio à rotina para escrever o primeiro livro da série Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios. Em homenagem ao filho, deu a Percy características familiares.

Então, em 2005, Rick publica o primeiro volume de uma série de seis livros, esse intitulado como “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, que começa a saga do jovem Percy quando o mesmo descobre que é um semideus, filho de uma humana e da divindade grega Poseidon, começando uma aventura que envolverá diversos outros semideuses e criaturas da mitologia grega.

“Fazer Percy com TDAH e disléxico foi minha maneira de honrar o potencial de todas as crianças que conheço nessa situação. Não é ruim ser diferente. Às vezes, ser diferente é a marca de ser muito, muito talentoso. E foi o que Percy descobriu sobre si mesmo em O ladrão de raios.”

d2e1a5cf41db87fbe5b2aa60798df3cbNascido e criado em San Antonio, no Texas, Rick Riordan começou a escrever na juventude. Escrevia contos, enviados para publicação sem sucesso, e editava o jornal da escola. Naquela época, ele não levava a sério o trabalho de escritor – o que só aconteceu depois de se formar na faculdade e começar a lecionar em São Francisco, na Califórnia.

Apesar do sucesso com os romances detetivescos para adultos, Riordan sempre pensou em escrever para crianças: “No passado, quando eu dava aulas e escrevia histórias de mistério e suspense para adultos, meus alunos costumavam me perguntar por que eu não escrevia para crianças”, conta. “Eu nunca tinha uma boa resposta. Levou certo tempo para eu entender que eles tinham razão. As crianças eram os leitores que eu melhor conhecia.”

Por mais claro que seja que o autor tem jeito para escrever para jovens leitores, ele admite que a tarefa não é tão diferente de escrever para adultos. “Acho que crianças querem o mesmo que adultos quando se trata de um livro: uma história de ritmo rápido, personagens dignos de nossa consideração, humor, surpresas e mistério”, diz ele. “Um bom livro leva você a sempre fazer perguntas e o mantém virando as páginas para encontrar as respostas.” Para poder se dedicar à escrita, recentemente e ainda “relutante”, Riordan tomou a decisão de deixar as salas de aula, uma carreira que adorava. Mas mantém um pé na educação, ao fazer apresentações em escolas por todos os Estados Unidos e mesmo pela Europa. “Amo dar aulas. Amo trabalhar com crianças… talvez algum dia eu volte às salas de aula”, conclui. “Não posso dizer que não voltarei, mas, por ora, os livros têm me deixado muito ocupado.”

rick-riordan-215x300Educação/Formação: Frequentou Alamo Heights High School, em Santo Antonio. Trabalhou como editor do jornal da escola e ganhou o terceiro lugar no estado para a UIL de escrita. Também teve problemas por publicar um jornal clandestino que zombava da escola. Começou a faculdade na North Texas State (porque achava que queria ser um guitarrista, e eles tinham o melhor programa de música), mas, em seguida, foi transferido para a Universidade do Texas em Austin. Tem certificado para ensinar Inglês e História da UT Santo Antonio.

Influencias da infância: O primeiro livro que leu por diversão era o Senhor dos Anéis “Eu provavelmente li dez vezes. Eu também gostava de mitologia grega e nórdica desde que eu estava no ensino médio. Eu li na maior parte, fantasia e ficção científica no ensino médio, então tinha interesse em mistérios quando cheguei à faculdade. Meus pais eram ambos professores. Minha mãe era uma música e um artista, também. Meu pai era um ceramista (ele faz coisas de argila), então eu cresci em uma família muito artística. Comecei a escrever quando eu estava no ensino médio. A primeira história que eu mandei para publicação foi quando, eu tinha 13 anos. Ela não foi publicada. Meus primeiros trabalhos foram publicados: dois contos na revista UTSA literária.”

Experiência Profissional: Quando estava na faculdade, trabalhou por três anos como diretor musical em um acampamento de verão, “Campo de Alcaparras”. Lá foi onde teve a idéia para o Acampamento Meio-Sangue. Seu primeiro  trabalho em tempo integral era como professor do ensino médio em New Braunfels, Texas. Depois disso, ele e sua esposa se mudaram para San Francisco. Moraram lá por oito anos e ele lecionou no Presídio Hill School. Então tiveram dois filhos, Haley e Patrick, e se mudaram novamente para Santo Antonio. Ensinou em Saint Mary’s Hall (Inglês e estudos sociais, classes 6-8) há seis anos, parou de lecionar para se tornar um escritor em tempo integral. Ensinou a mitologia quase todos os anos em que era um professor. “Ela sempre foi minha parte favorita, e os alunos sempre gostaram também!”

Sobre a Família: A respeito de sua vida pessoal, Rick Riordan é extremamente reservado. Seu filho mais velho, Haley Riordan, foi a origem de tudo. Riordan contava histórias antes de dormir ao filho, até que eu dia, seus livros infantis acabaram então decidiu criar algumas histórias. Foi assim que surgiu o Acampamento Meio-Sangue, Percy Jackson e afins. Mora atualmente em Santo Antonio, Texas com sua esposa e seus filhos Haley e Patrick Riordan junto com seus animais de estimação: um cachorro (um labrador Golden mix) e dois gatos pretos.

Livro favorito que escreveu: “Esta é uma pergunta difícil para um escritor. É como perguntar qual de seus filhos é seu favorito. Eu gosto de todos eles por razões diferentes.”

Personagem favorito de seus livros: “Também difícil de responder! Provavelmente Grover ou Tyson, porque eles são muito divertido escrever sobre.”

Em seu tempo livre: Gosta de ler, nadar, tocar guitarra, e viajar com  sua família. Também joga videogame com seus filhos (World of Warcraft ou jogos no Wii).

rick-riordan-shirts

Fonte: http://www.rickriordan.com.br/
http://www.rickriordan.com.br/Bio_Rick-Riordan.pdf
http://percyjacksonbr.com/rick-riordan/

http://www.leialivro.com.br/autores/rick-riordan-livros-e-biografia/#axzz3buOBWsK3

Site oficial do Autor: http://www.rickriordan.com/

Espero que tenham gostado

assinatura

Anúncios

2 comentários sobre “Autor da vez – Rick Riordan

  1. Pingback: Linkelindos da Semana #3 - MaricandoMaricando

  2. Pingback: Autor da vez – J.K.Rowling | Até Segunda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s