Harry Potter e a Câmara Secreta (Livro II)

Olá pessoal

Hoje vamos falar de mais um livro da saga Harry Potter.

O segundo ano do bruxinho na escola de magia e bruxaria de Hogwarts não começou da melhor maneira, quer dizer, quase que nem começou né.

Opa, opa, opa, não vamos entregar o ouro para o bandido, vamos primeiro entender o que é a história e depois vamos ver meu resuminho, beleza.

IMG_20150622_073147

Título: A Câmara Secreta.

Autor: J.K.Rowling.

Editora: Rocco.

Gênero: Fantasia.

Sinopse: Os Dursley foram tão mesquinhos e abomináveis durante aquelas férias de verão que Harry Potter só queria voltar para a Escola de magia e Bruxaria de Hogwarts. Na hora em que está arrumando as malas, contudo, ele recebe um aviso de que um diabrete chamado Dobby, que diz que se Harry Potter voltar a Hogwarts haverá uma catástrofe. E ela, de fato, acontece. No segundo ano de Harry em Hogwarts, surgem novos tormentos e horrores. Aguentar o arrogante professor de Defesa contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, driblar o assédio do coleguinha deslumbrado que a todo custo queria fotografá-lo e conseguir um autógrafo, ignorar a tímida paixão e desviar da atenção indesejada de Gina Weasley, e suportar as lamúrias da Murta Que Geme, um espírito que ocupa o banheiro das meninas, não é exatamente a melhor coisa que podia acontecer a Harry, mas, sem dúvida, isso representa muito pouco diante do grande mistério que envolve a petrificação de alguns estudantes da escola. Quem estaria por trás dessa ação aterrorizante?

Resumo (ou quase isso): Depois de ter passado um ano conturbado, onde descobriu ser um bruxo, o verdadeiro motivo causador da morte de seus pais, a origem de sua cicatriz, conhecer Hogwarts, finalmente fazer amigos, entrar para o time de quadribol, ver seus pais pela primeira vez através do espelho de Ojesed e enfrentar o Lord das Trevas sozinho (depois de conseguir chegar até ele com a ajuda dos amigos é claro), Harry voltou para passar as férias na casa dos tios, os Dursley.

O retorno de Harry na casa dos tios não foi o mais agradável e esperado. Apesar de ter ganhado um quarto (no livro anterior) e sair do seu velho aposento em baixo da escada, Harry não tem liberdade para nada ainda. Tendo que ficar trancado em casa, sem poder pegar seus livros para fazer a lição de casa e nem sua vassoura (nem que seja só para dar uma olhadinha), já que os mesmos foram trancados no seu velho “quarto”, Harry e Edwiges ficam trancados em seu quarto (e na gaiola) o que os deixa bem estressados.

Além disso, a falta de notícias de seus amigos o deixa aflito, afinal eles combinaram de se falar, mas até agora nenhuma carta se quer.

A história se inicia com os Dursley preparando um jantar para um possível cliente (ou investidor) para a loja de brocas do tio Valter. Como sempre, Harry é ignorado e mandado ficar em seu quarto trancado e queito, como se não existisse. É ai que surge Dobby, um elfo doméstico que aparece no quarto de Harry para pedir que ele não volte a Hogwarts.

É obvio que Harry disse que iria voltar para Hogwarts, já que ficar ali com os tios estava fora de cogitação, então Dobby acaba apelando e decide estragar o tal jantar de negócios do tio Valter, o que faz eles proibirem Harry de voltar para sua escola de bruxaria.

dobby

O resgate vem a cavalo, ou melhor, de carro. Rony, Fred e Jorge aparecem com o carro voador do pai deles (sem autorização é claro) para resgatar o amigo. Nem as grades colocadas na janela os impediram de resgatar o nosso adorado bruxo.

É claro que ao chegarem na Toca (a casa dos Wesley), os garotos são pegos no flagram pela Srª Wesley e levam uma bronca. Lá ele “aprende” como funciona a vida de uma família de bruxos (e é claro, fica maravilhado).

Depois de livrar o jardim dos Wesley dos duendes, viajar até o Beco Diagonal com o pó de flu e ir parar num lugar bem sinistro, finalmente chega o tão esperado dia de retornar a Hogwarts. Rony e Harry ficam por ultimo para passar a passagem mágica até a plataforma 9³/4, mas antes disso acontecer, a passagem magicamente se fecha, impedindo-os de pegar o trem. A única solução agora é ir de carro voador até Hogwarts (seguir o trem é o jeito).

harry-potter-e-a-camara-secreta-carro-voador-em-hogwarts-300x238

Depois de chegarem com todo estilo em Hogwarts (sqñ), apanharem do salgueiro lutador, serem pegos por Snape e levar advertências (ufa, por pouco não são expulsos), Harry e Rony podem finalmente descansar da viagem conturbada.

Tudo ia aparentemente bem (na medida do possível), até Harry começar a ouvir vozes estranhas pela escola, vozes que só ele ouvia.

Depois dessas vozes surgirem, algo apareceu escrito nas paredes do castelo, e aqueles que não eram sangue puro começaram a aparecer petrificados (inclusive Hermione).

A câmara secreta foi aberta pelo herdeiro de Salazar Slytherin, o fundador da Sonserina. E agora, quem será o tal herdeiro?

É claro, os alunos desconfiam que é Harry (já que ele mostra que sabe falar com cobras, uma característica de Salazar), Harry desconfia de Draco (até descobrir que não é ele), e a dúvida permanece.

Não vou contar toda a história, mas é claro que Harry e Rony descobrem onde fica a tal câmara secreta, e quem a abriu. Lá ele encontra o tal herdeiro e o tal monstro que fica na câmara (o responsável por petrificar os “sangues ruins”).

A batalha na câmara é bem emocionante, dando destaque é claro para a Fênix maravilhosa que realmente salva o Harry (já que ela leva a espada e fura os olhos do monstro da câmara).

Harry Potter Exhibition, Toronto, Ontario, Canada

Sem mais delongas, se você não leu o livro, por favor leia (eu insisto), e se não quiser ler, pelo menos (re)veja o filme, vale muito a pena.

É claro que eu não falei de um trilhão de elementos a mais importantes para a história, por isso aconselho que leiam para ter todos os detalhes detalhados detalhadamente 😀

Acredito que seja isso.

Espero que tenham gostado.

Um Beijo e “Até Segunda”

rafa

.

.

.

.

2131E ai pessoal, gostaram do meu resumo (ou quase isso)? Pois é, e esse não é o único livro que tem resumo aqui no blog.

Quer conferir todos os livros que já comentamos aqui? É muito fácil. É só clicar no banner ali do ladinho que você vai direto para a nossa “estante de livros”.

12 comentários sobre “Harry Potter e a Câmara Secreta (Livro II)

Deixe um comentário