Até que ponto? #11 (Estátua da Liberdade)

Olá pessoal

Nessa semana vamos”visitar” da Estátua da Liberdade.

Se você não conhece a Estátua da Liberdade, só tenho uma coisa a dizer:

Bem vindo ao planeta Terra.

275411_Papel-de-Parede-Por-do-Sol-Estatua-da-Liberdade_1920x1200

Um dos monumentos mais conhecidos do mundo, a Estátua da Liberdade fica em Nova York, nos EUA (que você já ta cansado de saber né).

Um dos maiores símbolos dos EUA, é obvio que eu tenho que ir conhecer né.

Seu verdadeiro nome é “Liberdade Iluminando o Mundo”.

Sua inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 1886 e foi comandada pelo presidente Grover Cleveland. Em seu discurso, o político declarou: “Nós nunca nos esqueceremos de que a liberdade fez morada aqui; e nunca negligenciaremos o altar que ela escolheu”.

CVC-Estátua-da-Liberdade

Projetada e construída na França pelo escultor Frederic-Auguste Bartholdi, com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (arquiteto responsável pela Torre Eiffel), a Estátua celebra a batalha que os norte-americanos venceram contra os ingleses. Por essa razão, os franceses deram o monumento como presente aos Estados Unidos.

100_2007

Concluída em julho de 1884, a estátua foi transportada de barco até os Estados Unidos. Foram 350 peças embaladas em 214 caixotes. A viagem demorou cerca de um ano A montagem e fixação do pedestal demoraram quatro meses. Só em 28 de outubro de 1886 é que foi inaugurado o monumento pelo presidente Grover Cleveland.

ccc[1]

A Estátua da Liberdade tem uma altura total de 92,9m, sendo que 46,9m corresponde à altura do pedestal e 46m à altura do monumento. Pesa aproximadamente 225 toneladas e está no livro do Guinness como a estátua mais pesada do mundo. Para chegar até ao topo são 354 degraus – 22 andares. Para os turistas, existe um elevador que leva até a coroa com uma incrível vista panorâmica.

liberty_05

A estátua e o fogo da tocha, sempre acessos, que a mulher segura, representam a liberdade do povo. Na coroa existem 25 janelas que simbolizam as joias preciosas encontradas na terra. Os 7 raios representam os sete continentes e os sete mares do mundo. Na mão esquerda a mulher segura uma tábua, que diz: 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos, dia em que os Estados Unidos se tornaram independentes. O poema gravado, aos pés da estátua, da autoria da poetisa judia americana, Emma Lazarus, traduz a ansiedade e a esperança dos norte-americanos durante a guerra com os ingleses.

Importante para os norte-americanos, a Estátua da Liberdade é também considerada um Património Mundial da UNESCO. Desde 2007, é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

estatua-da-liberdade-ny-us

Após o atentado de 11 de setembro, a visita à Estátua da Liberdade passou a ser controlada por um sistema de segurança semelhante ao utilizado nos aeroportos, ou seja, os turistas devem passar a bagagem por um sistema de raios-X, e posteriormente devem eles próprios passar, descalços, por um detetor de metais. Todo e qualquer material potencialmente perigoso, tais como armas, facas ou isqueiros, são expressamente proibidos.

Só em 2009, a coroa foi reaberta ao público pela primeira vez desde os ataques de 11 de Setembro, em 2001, tendo já adotado este sistema de segurança.

estatua-da-liberdade2-300x224

Mas vocês sabiam que Nova York quase ficou sem a estátua?

Nova York correu sérios riscos de não ter seu maior cartão-postal. Para começar, Frederic-Auguste Bartholdi originalmente desenhou um enorme farol em formato de mulher segurando uma tocha, monumento que seria para os egípcios e que ficaria na entrada do Canal de Suez. Isso quer dizer que se o Egito não tivesse recusado a oferta, provavelmente a Estátua da Liberdade como conhecemos jamais seria construída.

Depois, empresários de Boston e da Filadélfia chegaram a oferecer pagar por todos os custos da construção da estátua, em troca de enviá-la para tais cidades. Bartholdi, que foi quem escolheu a Ilha Bedloe, como se chamava na época a Ilha da Liberdade, como espaço para a construção, acabou resistindo a essas pressões.

14-estatuadaliberdade

Mas quem realmente salvou a presença da Estátua da Liberdade em NYC foi Joseph Pulitzer, o editor do The New York World (aquele mesmo, da Nellie Bly). No começo, os americanos não estavam achando lá uma grande ideia gastar um dinheirão construindo um pedestal para uma ideia francesa. Mas aí Pulitzer lançou uma campanha no jornal, anunciando que publicaria o nome de todas as pessoas que doassem algum dinheiro para a construção da estátua.

E ele publicava mesmo, anunciando em manchetes sensacionalistas que, por exemplo, uma órfã doou 60 centavos de sua poupança e coisas do gênero. A ideia não só aumentou rapidamente a tiragem do jornal, com leitores comprando uma cópia só para ver seu nome publicado, como também conseguiu, em 1885, arrecadar 102.000 dólares – segundo eles, 80% do total foi recebido em quantias menores do que um dólar.

U.S._Patent_D11023

Antes da Estátua da Liberdade ser inaugurada, o então presidente Grover Cleveland mandou que ela servisse como farol. A luzes podiam ser vistas a uma distância de quase 40 quilômetros. Esse farol funcionou até 1902, quando o controle do monumento passou do Lighthouse Board para o U.S. War Department. Somente em 1933 a estátua passou para o controle do National Park Service.

Mas o tal farol não tinha relação com a tocha original da Estátua, construída em 1876. Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, sabotadores alemães causaram uma explosão que danificou o braço que segurava a tocha. As escadas que permitiam ao público chegar até a tocha foram fechadas no mesmo ano e nunca mais foram reabertas. De 1942 a 45, durante a Segunda Guerra, as luzes da tocha foram apagadas por conta de racionamento de energia elétrica, mas as visitas à Estátua não foram interrompidas.

Em 1984, a tocha original foi substituída por uma versão nova, banhada em ouro de 24 quilates, que é iluminada a noite. A versão original ainda pode ser vista, exposta no lobby do monumento.

Tocha-Estatua-da-Liberdade

A figura feminina representada pela estátua é Libertas, deusa romana da liberdade. Não dá para ver, mas sob os pés dela ficam correntes quebradas, representando o fim da opressão e escravidão. No século 19, a Estátua da Liberdade tornou-se símbolo da imigração, quando mais de nove milhões de imigrantes se mudaram para os Estados Unidos. A estátua era a primeira coisa que  eles viam, quando chegavam de barco. No livro que fica na mão esquerda do monumento está inscrita a data da Declaração Americana de Independência em números romanos: JULY IV MDCCLXXVI.

estatua

Para visitar a Estátua da Liberdade é necessário comprar um bilhete que inclui o transporte via Ferry Boat até a ilha, bem como um passe de visita ao espaço ao redor do monumento.

O passeio dura cerca de 3 horas e, dependendo do dia, você pode esperar mais de 90 minutos para embarcar. Neste passeio para a Estátua da Liberdade há uma parada na Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração.

275411_Papel-de-Parede-Por-do-Sol-Estatua-da-Liberdade_1920x1200

Fontes: http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/2783/1/estatua-da-liberdade.html
http://www.pressabroad.com/5-curiosidade-sobre-estatua-da-liberdade-nos-estados-unidos/
http://www.curiosidadesdomundo.com/curiosidades-sobre-estatua-da-liberdade/
http://www.360meridianos.com/2014/09/curiosidades-sobre-estatua-da-liberdade.html#ixzz3eeAXi945

assinatura

Você conhece os outros pontos turísticos que já “visitamos” juntos aqui pelo blog? Não? Então clica ali do ladinho no banner da categoria e confira por onde já “passamos” juntos.

Toda quarta-feira um novo destino nos aguarda.

Anúncios

2 comentários sobre “Até que ponto? #11 (Estátua da Liberdade)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s