Autor da vez – J.K.Rowling

Olá pessoal

A alguns dias eu fiz o primeiro post dessa categoria com o autor Rick Riordan, e hoje temos a amada, idolatrada, salve salve J.KRowling           \oXoXo/

jkrowlingJoanne Rowling nasceu em julho de 1965, no Yate General Hospital, na Inglaterra. Passou a infância em Chepstow, Gwent, e estudou na Wyedean Comprehensive.

Jo deixou Chepstow para estudar na Exeter University, onde obteve um diploma de Francês e Línguas Clássicas; seu curso incluiu um ano em Paris. Após a graduação, ela se mudou para Londres e trabalhou como pesquisadora da Anistia Internacional, entre outros empregos. A série Harry Potter começou a ser escrita durante uma viagem de trem, que atrasou, entre Manchester e King’s Cross, em Londres. Durante os cinco anos seguintes, ela delineou os enredos para cada livro e começou a escrever o primeiro.

Em seguida, mudou-se para o norte de Portugal, onde foi professora de inglês como língua estrangeira. Ela casou-se em outubro de 1992 e teve uma filha em 1993. Quando o casamento acabou, Jessica e ela retornaram ao Reino Unido para morar em Edimburgo, onde o livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi finalmente concluído. O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O “K”, de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.

J.K.-Rowling-e-produção-principal-receberão-prêmio-da-Associação-dos-Diretores-de-Arte1O segundo título da série, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, foi publicado em julho de 1998 e chegou ao topo das paradas dos livros adultos mais vendidos por um mês após a sua publicação. “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.

O quarto livro da série, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Ele rapidamente quebrou todos os recordes de maior número de livros vendidos no primeiro dia de publicação no Reino Unido.

Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” como o livro mais rapidamente vendido da história. “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.

O sétimo e último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. “Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.

Em dezembro de 2008, “Os Contos de Beedle, o Bardo” foi publicado em prol do Children’s High Level Group (agora Lumos).

Além de ter sido nomeada com a OBE (Ordem do Império Britânico) por serviços à literatura infantil, J.K. Rowling recebeu diversos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, o Prêmio de Literatura Hans Christian Andersen e fez discursos de formatura na Universidade de Harvard, nos EUA. Ela apoia um grande número de causas beneficentes através de seu fundo beneficente Volant, e é a fundadora da Lumos, uma instituição de caridade que trabalha para transformar a vida das crianças desfavorecidas.

tumblr_mc1n5d3qev1qcbk34o1_500Em 2012, J.K. Rowling publicou o seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que agora já se encontra disponível em 44 línguas.

J.K. Rowling também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith, que foi publicado em 2013 e também deve ser traduzido em 37 línguas. O segundo romance de Robert Galbraith foi publicado em 2014.

J.K. Rowling está atualmente escrevendo um roteiro para cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um roteiro original ambientado no mundo da mágica, muito familiar aos fãs de Harry Potter. Ele marca a sua estreia como roteirista e o início de uma nova série de filmes em parceria com a Warner Bros.

J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.

Prêmios e honrarias

jk-419092

J.K. Rowling recebeu muitas honrarias e prêmios, incluindo:

  • Prêmio Autora do Ano e Lifetime Achievement Award pela British Book Awards, 1999 e 2008,
  • Autora do Ano pela Booksellers Association, 1998 e 1999
  • Ordem do Império Britânico (OBE), 2001
  • WH Smith Fiction Award, 2004
  • Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, Espanha, 2003
  • Blue Peter Gold Badge, 2007
  • Discurso de Formatura da Universidade de Harvard, EUA, 2008
  • The Edinburgh Award, 2008
  • James Joyce Award, University College Dublin, 2008
  • South Bank Show Award for Outstanding Achievement de 2008
  • Cavaleiro da Legião de Honra: França, 2009
  • Hans Christian Andersen Award, Dinamarca, 2010

Títulos Honorários da Universidade de Exeter, Universidade de St Andrews, Universidade Napier, Universidade de Edimburgo, Dartmouth College EUA Universidade Harvard (EUA), Universidade de Aberdeen.

Perguntas frequentes

Estas são algumas das respostas dadas ao longo dos anos por J. K. Rowling.

– Você sempre quis ser escritora?

GVUNU5ZdSim. Soube que queria ser escritora quando tinha seis anos porque escrevi um livro naquela ocasião. Foi um trabalho genial sobre um coelho chamado Coelho. Dei o livro para a minha mãe e ela disse: “Que lindo”, como uma mãe faria: “Está muito bom mesmo”. Fiquei parada e pensei: “Bem, então publique-o”. É estranho uma criança de seis anos pensar nisso. Não sei de onde veio.

– Quais livros você leu quando era criança e quais lê agora?

Quando eu era criança, eu lia absolutamente de tudo. Meus livros favoritos para os mais jovens seriam “I Capture the Castle”, de Dodie Smith, que adoro, “The Little White Horse”, de Elizabeth Goudge, e todos os livros clássicos infantis. Adoro E. Nesbit, acho que ela é ótima e me identifico com o jeito que ela escreve. As crianças dos livros dela são muito reais e ela foi bastante pioneira no seu tempo.

– Qual foi o seu momento mais embaraçoso?

Não posso revelar o horror completo do meu momento mais embaraçoso, mas foi num pub em Exeter (que é uma cidade no litoral sul da Inglaterra, onde cursei a universidade) em 1984 e envolveu uma piada feita por mim que saiu pela culatra de forma espetacular. O desastre todo foi presenciado por minha amiga Pauline (tenho que mantê-la feliz pra ela não CONTAR).

– O que você mais gostou de comprar com seus rendimentos?

Meu bem material favorito é a nossa casa no norte da Escócia, que é muito tranquila e um local onde podemos nos divertir muito com a família e os amigos. Entretanto, provavelmente a melhor coisa que os meus rendimentos me trouxeram foi a ausência de preocupação. Não me esqueci de como é se preocupar se haverá dinheiro suficiente para pagar as contas. Não ter mais que pensar nisso é o maior luxo do mundo. 

– Qual casa de Hogwarts você pertenceria?

Gryffindor, espero. Valorizo a coragem acima de tudo. 

– E a enciclopédia do Harry Potter?

Já faz tempo que venho prometendo uma enciclopédia do mundo de Harry, e comecei a trabalhar nisso – uma parte dela forma o novo conteúdo de “Pottermore”. É provável que seja um trabalho demorado, mas, quando terminar, devo doar todos os royalties para entidades beneficentes.

– Haverá outro livro do Harry Potter?

Sempre me recusei a responder a essa pergunta com um categórico “nunca”, porque acho que seria tolice descartar algo que talvez eu possa querer fazer daqui a alguns anos. No entanto, não tenho planos imediatos para escrever outro romance do Harry Potter, e acho que finalizei a história do Harry nos sete livros publicados.

Fonte: http://www.jkrowling.com/pt_BR/#/sobre-jk-rowling/

Espero que tenham gostado

assinatura

Anúncios

5 comentários sobre “Autor da vez – J.K.Rowling

  1. Oi Rafa, sensacional este post. Assim como toda a série Harry Potter, curto muito o trabalho da J.K e estes últimos mais ainda (O chamado do Cucco e O Bicho da Seda)
    O detetive Cormoran Strike é fantástico. Também tenho blog aqui no WordPress…da uma passada lá. o seu ta excelente! Bjão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s