Até que ponto? #13 (Jardim Botânico de Curitiba)

Olá pessoal

O dia de nos aventurarmos pelo mundo e conhecermos lugares “novos” chegou. Isso mesmo. Se você anda de mal com o calendário, hoje é quarta-feira, e com ela temos o post “Até que ponto?”.

O nosso destino hoje é algo mais próximo de nós. Um destino brasileiro. Hoje iremos “visitar” o Jardim Botânico de Curitiba (Paraná).

Então vamos ao que interessa? 😀

Jardim Botanico ao entardecer Curitiba (PR) Natureza

O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, é um dos principais pontos turísticos da cidade deCuritiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se no bairro Jardim Botânico.

estufa-de-plantas-jardim-botanico

Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.

O Jardim Botânico de Curitiba, inaugurado em 5 de outubro de 1991, é uma área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, em especial da flora paranaense.

jardins

O projeto é do arquiteto Abrão Assad, que também planejou o Museu Botânico, incorporado ao Jardim Botânico em 1992, com auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes.

jardim-curitiba-2

Atualmente o Museu Botânico de Curitiba tem o quarto maior herbário do país, com aproximadamente de 400 mil exsicatas – plantas secas preparadas para coleção botânica – além de coleção de amostras de madeiras e frutos e no parque funciona um centro de pesquisa da flora do Paraná e do Brasil.

Jardim Bot‰nico. Foto: Carlos Ruggi/SMCS

O uso de suas dependências é regulamentado pelo Decreto Municipal 1.583/2011. Contribui na preservação e conservação da natureza, para a educação ambiental, na formação de espaços representativos da flora brasileira e ainda oferece uma alternativa de lazer para a população.

Jardim Botanico ao entardecer Curitiba (PR) Natureza

O nome oficial é uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano de Curitiba.

Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986, com nascentes formadoras dos lagos.

jardim-botc3a2nico

Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada “Amor Materno” do artista João Zaco.

rosa

A mais nova atração, o Jardim das Sensações inaugurado em 2008, tem por objetivo despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato. O Jardim das sensações é um espaço delimitado por cerca viva, onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não.

jardim-botanico-de-curitiba

Situado nas dependências do Jardim Botânico, o Museu Botânico Municipal recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo em um dos maiores herbários do Brasil, com o que há de mais representativo da flora paranaense e do mundo.

2006-119-curitiba-11

Área: 178.000 m2

Localização: Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski

Bairro: Jardim Botânico

Ano de Implantação: 1991

Acesso: Gratuito

Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.

Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.

Equipamentos: Estufa, Espaço Cultural, Museu Botânico Municipal, bistrô, jardim em estilo francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, pista de caminhada, sanitários públicos, loja, equipamentos de ginástica e estacionamentos.


jardim-botanico-curitiba-7

Horário de funcionamento:

Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo.
– verão: das 6h às 20h.
– inverno: 6h às 19h30

Do Jardim das Sensações:
De terça-feira a domingo (segunda-feira fechado para manutenção)
– das 9h às 17h (podendo ser interrompida a visitação em caso de chuva ou condições climáticas adversas).

jardim_botanico_curitiba

5 Dicas para quem pretende conhecer o Jardim Botânico de Curitiba

1 – Separe pelo menos 4 horas para conhecer o parque;

2 – Pergunte no hotel onde você está hospedado a melhor forma para chegar ao parque;

3 – Em dias de sol, não esqueça do protetor solar;

4 – O parque possui lanchonetes, mas é sempre bom levar um lanche para fazer um belo piquenique;

5 – Não esqueça de visitar o Jardim das Sensações e fique em contato direto com várias plantas de diversas espécies;

E ai, já conhecem o Jardim Botânico de Curitiba? Tem vontade? Quem sabem marcamos um encontro por lá 😀

Fontes: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardim-botanico/287
http://www.falaturista.com.br/blog/jardim-botanico-curitiba
pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_de_Curitiba

Um Beijo e “Até Segunda”

rafa

.

.

.

.

Você conhece os outros pontos turísticos que já “visitamos” juntos aqui pelo blog? Não? Então clica ali do ladinho no banner da categoria e confira por onde já “passamos” juntos.

Toda quarta-feira um novo destino nos aguarda.

Anúncios

5 comentários sobre “Até que ponto? #13 (Jardim Botânico de Curitiba)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s