Por que Indiana, João? (Danilo Leonardi)

Olá pessoas

Primeiro livro da literatura brasileira que estou falando aqui no blog (merecemos uma salva de palmas, por favor) Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

Hoje traremos o livro “Por que Indiana, João?” do Danilo Leonardi.

É o primeiro livro do Danilo e como já comentei é um livro nacional, ou seja, algo bem mais próximo a nossa realidade né? Então, vamos descobrir do que se trata?

IMG_20150809_121106

Título: Por que Indiana, João?

Autor: Danilo Leonardi.

Editora: Giz Editorial.

Gênero: Jovem Adulto.

Sinopse: Por que Indiana, João? – Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas.

Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet.
João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor.

“Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

Resumo (ou quase isso): O livro de estreia do Danilo Leonardi (aquele do Cabine Literária) vai nos trazer a história do João Vitor Galeto, um menino considerado nerd (que tem apenas um amigo) e que se demonstra um verdadeiro atrativo para a “zoeira” dos valentões da escola.

Como era de se esperar, ele acaba tentando “investir” (convidar para sair) em uma menina que por azar está namorando o valentão da escola (é a vida né) o que acaba agravando a situação. Agora não basta colocarem sua cabeça dentro do vaso, ele quer “quebrar a cara” do João.IMG_20150809_121316

A maioria de nós (nerds) apanharia calado, já que o tamanho e a força normalmente é bem desproporcional, mas apesar disso, João resolve reagir, e tentar ao menos se defender, já que não tem nada a perder (só os dentes mesmo). É claro que alguém filma tudo, hoje em dia é até “uma ofensa” não filmar né (sqñ).

Quem filma é seu melhor e único amigo Daniel, e ele joga na internet. (Ah esqueci de falar, João tem um canal de videos em parceria a seu amigo, e é através dele que vai parar na rede). O vídeo viraliza ganhando milhares de acessos, e com isso João passa a ser procurado por jornais, rádios e até a televisão para dar seu depoimento sobre o bullying que sofre na escola.

O desenrolar da história, só lendo para descobrir, mas já adianto que algumas decisões do João são inconsequentes, afinal, ele é um adolescente de 15 anos, que foi humilhado durante anos e agora só pensa em dar o troco (ver quem o fez sofrer, ser humilhação também).

Além disso, o livro retrata a negligência que muitas vezes encontramos na escola, onde quem deveria proteger, muitas vezes nem sabe o que está acontecendo, ou incentiva essas pequenas “brincadeiras”. Outro ponto do livro é como acabamos influenciando as pessoas através daquilo que falamos (muitas vezes sem pensar e medir as consequências das palavras), ainda mais quando “ganhamos” um pouco de visão e nos tornamos distribuidor e criador de opiniões.IMG_20150809_133828

Recomendo o livro sim. É um livro voltado mais para adolescentes? Sim, mas mesmo assim vale a pena “ganhar” tempo lendo ele. Além de ser super rápido, flui bem, a leitura é confortável e nem sentimos as páginas passarem, e é claro, é literatura brasileira, sempre é bom ler algo nosso.

Espero que tenham gostado desse meu breve resumo (ou quase isso).

Um Beijo e “Até Segunda”

rafa

.

.

.

.

2131E ai pessoal, gostaram do meu resumo (ou quase isso)? Pois é, e esse não é o único livro que tem resumo aqui no blog.

Quer conferir todos os livros que já comentamos aqui? É muito fácil. É só clicar no banner ali do ladinho que você vai direto para a nossa “estante de livros”.

Anúncios

2 comentários sobre “Por que Indiana, João? (Danilo Leonardi)

    • Quem dera eu tivesse essa sorte, mas fico feliz que você tenha conseguido.
      Temos que valorizar nossa literatura, e nada melhor do que ler algo de quem sempre acompanhamos na internet. Bom, espero que você tenha gostado da minha tentativa de “resumir” o livro.
      Beijo

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s